data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Eduardo Ramos (Diário)/
Com o início da vacinação contra a Covid-19 com doses pediátricas em Santa Maria, inúmeras dúvidas surgem nas famílias quanto às possíveis reações da aplicação nas crianças.
Segundo os estudos da vacina da Pfizer, os sintomas mais comuns e que podem ser esperados pelos pais são: dor no local da aplicação, febre e sintomas semelhantes a uma gripe. Tais efeitos são considerados simples, e não foram classificados como uma reação adversa grave.
A infectologista pediátrica Marceli Zamboni Bertoncello explica que esses sintomas são de autoresolução, ou seja, que não precisam ser tratados com remédios. Mas, se persistirem, os pais podem dar medicações antitérmicas aos pequenos, e para a dor, uma compressa no lugar, conforme explica:
- A gente indica esses antitérmicos mais conhecidos, como a dipirona, paracetamol ou ibuprofeno. Já para a dor no local, eles podem fazer uma compressa fria para colocar no braço, isto deve reduzir o desconforto. Caso sintam outros sintomas, podem tomar um analgésico também.
Para os pais que ainda possuem dúvidas quanto à aplicação das vacinas nas crianças, a infectologista esclarece:
- A vacinação é segura, as reações graves foram muito poucas. A mensagem que eu deixo é que os pais se informem em meios de comunicação confiáveis. No site da Sociedade Brasileira de Pediatria, existem informações para o público geral sobre a vacinação. Os pais devem ficar tranquilos porque essa vacina é segura.
A infectologista ainda explica que casos de reações mais graves estão sendo monitorados e devem obrigatoriamente serem notificados. Vale lembrar que as fases de estudo da vacina da Pfizer para as crianças já estão completas, com mais de 10 milhões de doses aplicadas em todo o mundo.
*Colaborou Eduarda Nenê da Costa